Preciso me encontrar?

Já pensou em quais caminhos você quer seguir na sua vida? Escutando a música “Preciso me encontrar” de Cartola, comecei a pensar que o movimento é a melhor forma de se encontrar, porque ainda que que os caminhos sejam muitos e você possa estar perdido nos rumos da vida, a jornada será melhor do que ficar estático, desde que você queira a mudança.

Compreendo hoje que a experimentação é melhor forma de aprendizado na vida. Ainda que o experimentador esteja suscetível ao maior número de erros e vivemos em uma sociedade que condena errar, porque subjuga como um fracasso e não como uma forma de coletar dados para compreender melhor as nossas ações. Essa cobrança eleva o fato de ninguém querer cometer erros, que consequentemente aprisiona nas pessoas à insegurança em ousar ou arriscar.

A criança é mais condenada nos moldes da sua natural experimentação, na medida que é mais executora das suas ações e vive um mundo descobertas. O que com o passar do tempo diminui gradativamente, porque é mais fácil manter a zona de conforto estável do que é comum a todos. A rotina é muito confortante, porque ela aciona previsibilidade das ações.

As pessoas querem previsibilidade, porque ela demanda menor gasto de energia. Contudo vivemos num mundo imprevisível, e que uma das maiores características essenciais a uma pessoa do futuro é adaptabilidade. Mesmo nas grandes corporações, os executivos com os seus planejamentos supostamente invioláveis, porque é mais fácil acreditar que vai dar certo do que implementar e aceitar uma mudança, pois uma nova ação sempre implicará em gasto de energia.

Por exemplo, nas academias fitness, sempre vão querer te vender planos anuais com intuito de argumentar que se você comprometer anualmente sairá mais barato, eles te vendem um sonho e argumentam que você não vai desistir, porque já pagou. Isso é uma das maiores falácias, dado que a maior parte das pessoas paga e acaba desistindo, para o dono das academias é melhor manter o lucro anual, mesmo que a pessoa não for. Em algumas academias, mais da metade das pessoas que pagaram não vão frequentar. Porque tudo que demanda gasto de energia, será sempre mais difícil de realizar, porque é muito mais fácil se sentar no sofá, comer uma pizza e assistir um filme do que levantar peso.

Quais caminhos trilhar? Uma vez perguntaram ao Dalai-lama “qual o caminho da felicidade?” Ele respondeu que não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.  A essência que ele quis passar é que você precisa caminhar em direção aquilo que te faz bem e não ficar em rotas que não vão levar na sua plenitude. Na verdade, se formos analisar, é uma pura lógica racional, ir em direção aos rumos da felicidade, dos seus objetivos e fugir dos caminhos que não levam a nada.

Contudo o percurso de uma jornada não é algo trivial. Tudo é sobre a forma como você pensa, como pontua cada processo, seja como fracasso ou seja como aprendizado. Sempre vai existir mais do que uma forma de ver as coisas, de reflexionar sobre como você pode aplicar as mudanças ou aceitar a rotina. Na sua vida ou na sua empresa, é preciso entender que independente da sua estabilidade, o mundo está em completa rotação, ou seja, em movimento.  Em física dizemos que um objeto está em movimento, sempre comparando a outro objeto, ou seja, se uma pessoa está em movimento e você estático, podemos inferir que você está em movimento em relação a pessoa, porque a distância entre vocês varia com o tempo, contudo se formos traduzir nas jornadas da vida, você está ficando para trás.

Mas, às vezes, podemos ficar para trás, não seguir a onda, porque enxergamos na frente novos caminhos desbravadores, talvez um atalho – um caminho que ninguém viu ainda – então freamos os passos e damos grandes saltos. Mas temos que tomar cautela, se essa visão não faz parte do conforto da estabilidade. E de repente somos atropelados pelo processo da inovação e transformação. Seja em qualquer etapa de mudança, esteja preparado para pensar, gastar energia e aceitar que as pessoas não poderão ver com os seus próprios olhos, muitas vezes você carregará o peso dos seus sonhos com a força de sanção, portanto assuma o controle e divirta-se na sua jornada.